A lontra europeia, também denominada de Lutra Lutra, é um mamífero bem comum na mata nacional ao contrário do que se pensa. Esta espécie tem um corpo alongado e esguio adaptado ao mergulho. O seu pêlo é revestido por duas camadas de pêlo impermeáveis, sendo maioritariamente castanha, contudo na zona da garganta tem uma cor mais clara e possui membros curtos com membranas interdigitais, que aumentam a velocidade da lontra. A sua cauda é longa e achatada, que funciona como leme quando nada. O seu focinho é largo e possui umas orelhas pequenas. A lontra europeia costuma medir entre os 65 a 77 centímetros, mais a cauda que mede entre 39 e 43 centímetros. Esta espécie costuma pesar entre os 6 a 16 quilogramas.
É possível encontrar esta espécie em ambientes aquáticos litorais, que tenham boa vegetação e um bom acesso à alimentação. As suas tocas são construídas entre as raízes das árvores, em troncos ocos ou até em cavidades rochosas.
A lontra é uma espécie que costuma viver até aos 15 anos em cativeiro, mas no estado selvagem são poucos os indivíduos que chegam a passar os 10 anos.
É possível encontrar esta espécie na zona do Ribeiro se S. Pedro.
Sem comentários:
Enviar um comentário